Leitura na versão Bíblia Viva - Português

http://biblia.email/pviva/Levítico/16

Levítico 16 Compartilhar

1
DEPOIS QUE MORRERAM os dois filhos de Arão - porque se apresentaram erradamente diante do Senhor - o Senhor falou com Moisés:
2
Disse Ele: "Previna o seu irmão Arão que não entre a qualquer hora, sem necessidade, no Lugar Santo, atrás do véu. Ali estão a Arca e o assento da misericórdia - chamada 'propiciatório'. Entrar ali é morte certa. Pois eu mesmo aparecerei ali na nuvem, acima do assento da misericórdia.
3-5
"Para poder entrar ali, Arão terá de preencher estas condições: trará um novilho para oferta pelo pecado, e um carneiro para sacrifício queimado; entrará vestido com o manto sagrado, de linho, e com as demais peças sagradas, também de linho: a roupa branca, a cinta e o turbante. (Só vestirá essa roupa sagrada depois de banhar-se); do povo de Israel, trará dois bodes para a oferta pelo pecado e um carneiro para oferta queimada, em favor do povo.
6
"Primeiro Arão apresentará ao Senhor o novilho como oferta pelo pecado dele mesmo, para fazer expiação por ele e pela família dele.
7-8
"Depois trará os dois bodes à presença do Senhor, à entrada do Tabernáculo. Ali fará sorteio para decidir qual o bode que deverá ser oferecido ao Senhor e qual deverá ser mandado embora - razão por que é chamado 'bode emissário'.
9
"O bode escolhido para o Senhor será sacrificado, como oferta pelo pecado.
10
O outro bode será apresentado vivo diante do Senhor. Sobre o bode emissário será feita a cerimônia de expiação, e depois será mandado embora para o deserto, levando com ele o pecado pago por meio dele.
11
"Depois Arão sacrificará o novilho da oferta pelo pecado - para fazer expiação por ele e pela família dele.
12
"Pegará o aparelho de queimar incenso, cheio de brasas vivas, de sobre o altar, diante do Senhor. Pegará também dois punhados de incenso aromático bem moído, feito pó, e irá com isso para dentro do véu.
13
"Ali, diante do Senhor, ele porá o incenso sobre as brasas vivas, de modo que uma nuvem formada pelo incenso cubra o assento da misericórdia - o propiciatório - em cima da Arca que contém as tábuas de pedra com os Dez Mandamentos, como testemunhas do contrato do Senhor. Fazendo isso Arão não morrerá.
14
"Ele trará ali um pouco de sangue do novilho sacrificado e, com o dedo, borrifará sangue na parte dianteira superior do propiciatório, e borrifará sangue sete vezes em frente dele.
15
"Depois sairá para matar o bode da oferta pelo pecado em favor do povo. Tendo sacrificado o animal, entrará de novo, trazendo o sangue dele para dentro do véu. Ali borrifará sangue na sede da misericórdia e em frente dela - como tinha feito com o sangue do novilho.
16
"Assim fará expiação pelo Lugar Santo, para apagar a contaminação feita pelos pecados do povo de Israel. A expiação será também pelo Tabernáculo. Pois o Tabernáculo fica no meio dos israelitas e está rodeado pelas impurezas deles.
17
"Enquanto Arão estiver no Lugar Santo fazendo o necessário para cobrir os pecados do povo, ninguém ficará dentro do Tabernáculo. Isto só poderá acontecer depois que ele completar a expiação, apagando os pecados dele, da família dele e do povo de Israel.
18-19
"Completada a cerimônia no Lugar Santo, ele sairá e irá ao altar que está diante do Senhor. Ali fará expiação pelo altar. Para isso, molhará os chifres de todos os lados do altar com o sangue do novilho e do bode. Além disso, borrifará sangue sete vezes sobre o altar, com o dedo. Assim o altar ficará purificado dos pecados do povo de Israel. E o altar será santo depois disso.
20
"Tendo feito a expiação pelo Lugar Santo, pelo Tabernáculo inteiro e pelo altar, ele trará o bode vivo.
21
"Arão porá as duas mãos sobre a cabeça dele. Nesta posição confessará as maldades, as transgressões - todos os pecados do povo de Israel. Deste modo ele colocará sobre a cabeça do bode os pecados do povo. Depois um homem encarregado deste serviço levará o animal para o deserto.
22
"Assim o bode levará embora todos os pecados do povo, para uma terra em que ninguém viva ali, nesse lugar deserto, o homem soltará o bode.
23
"Em seguida Arão voltará para dentro do Tabernáculo. Ali tirará e deixará as roupas de linho que usou para entrar no Lugar Santo, atrás do véu.
24
"Tomará banho num lugar santo e tornará a vestir aquelas roupas. Então sairá para oferecer sacrifício queimado por ele e outro pelo povo, fazendo expiação para apagar os pecados dele e do povo de Israel.
25
"Queimará também no altar a gordura da oferta pelo pecado.
26
"Aquele que tiver levado o bode emissário ao deserto, terá de lavar em água a roupa e o corpo. Só depois que tiver feito isso poderá entrar no acampamento.
27
"O novilho e o bode sacrificados como oferta pelo pecado serão levados para fora do acampamento. As peles, a carne e os intestinos deles serão queimados. - O sangue deles tinha sido levado ao Lugar Santo por Arão, para a cerimônia de expiação.
28
"A pessoa encarregada de queimar os restos dos animais sacrificados, terá de lavar a roupa e tomar banho, antes de voltar para o acampamento.
29-31
"A seguinte lei tem valor permanente, para ser cumprida no dia dez do sétimo mês.: ninguém trabalhará nesse dia - nem os israelitas, nem os estrangeiros que estejam nas terras de Israel; cada um tratará de fazer exame de consciência, exame sério e com espírito humilde; o repouso e o humilde exame de consciência servem de preparação para as cerimônias feitas para apagar pecados e para purificar, fazendo com que vocês fiquem espiritualmente limpos aos olhos de Deus. Portanto, atenção! Esse dia é dia de respeitoso descanso. É dia que passarão em silenciosa humildade. Esta lei é permanente!
32-33
"Nas gerações futuras, esta cerimônia será dirigida por aquele que for consagrado como Sumo Sacerdote, no lugar de Arão, antepassado dele. Será consagrado com azeite derramado sobre ele, com o que ele fica ungido. O sacerdote ungido usará as roupas sagradas, de linho, para as cerimônias de expiação. Assim preparado, ele fará expiação, apagando as impurezas e as contaminações do pecado. A expiação aqui referida é pelo Lugar Santo - o santuário propriamente dito, pelo Tabernáculo em geral, pelo altar, pelos sacerdotes e pelo povo de Deus.
34
"Esta lei vale para sempre para vocês. É para fazer expiação para cobrir os pecados do povo de Israel. E isso uma vez por ano."
35
Arão seguiu todas estas instruções, ordenadas pelo Senhor a Moisés.
Publicidade
Leitura na versão Bíblia Viva - Português
Livro
Capítulo
Versículo*
Comparar versões
Corrigida Fiel - Português
Nova Versão Internacional - Português
Revisada - Português
Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
VTD - Dinamarques
Martin Lutero - Alemão
Rayana Valera - Espanhol
Louis Segond - Francês
Bible American Standard - Inglês
Bible In Basic English - Inglês
Bible King James Version - Inglês
LND - Italiano
Dicas

* Exemplos:
1
1.3.6.20
1-5
1.3-5
3-6.10

Bíblias/Bibles
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter
Google plus
Publicidade