Leitura na versão Bíblia Viva - Português

http://biblia.email/pviva/Levítico/19

Levítico 19 Compartilhar

1-2
O SENHOR CONTINUOU falando com Moisés, que dissesse ao povo de Israel: "Vocês têm de ser santos, porque Eu, o Senhor Deus de Israel, sou santo.
3
"Cada um trate de respeitar a mãe e o pai, e de obedecer às leis do santo descanso, pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
4
"Israelitas! Não façam ídolos. Nem sequer olhem para eles! Vocês têm o seu Deus. Eu sou o Senhor, o Deus de Israel.
5
"Quando oferecerem sacrifício ao Senhor, mesmo quando fizerem ofertas de gratidão, façam direito! Para que sejam aceitos.
6
"Comam das ofertas no dia em que forem apresentadas ao Senhor. Sobrando alguma coisa, podem comer no dia seguinte. Mas o que restar no terceiro dia, terá de ser queimado.
7
"Se alguma coisa do sacrifício for comida no terceiro dia; ficarei com nojo. A oferta não será aceita.
8
"Se alguém comer da oferta no terceiro dia, será culpado. E a acusação é que essa pessoa manchou coisa santa, profanou o santo nome do Senhor! Por isso será expulsa do meu povo.
9-10
"Quando você fizer colheita nas suas plantações, deixe de colher nos cantos dos terrenos cultivados. E deixe no chão as espigas que caírem. A mesma coisa quando estiver colhendo os cachos de uva: não tire do pé até o último cacho, e deixe no chão as uvas que caírem. São para os pobres e para os viajantes doutras terras que passem por ali. Eu sou o Senhor seu Deus.
11
"Não roube, não minta e não faça tratos desonestos.
12
"Nunca faça juramento falso, jurando pelo meu nome. Fazer isso é manchar o meu nome, nome daquele que é o seu Deus. Eu sou o Senhor!
13
"Não roube e não explore os outros. Pague pontualmente o salário do trabalhador que você contratou. Não passe a noite com o dinheiro devido ao trabalhador pago por dia de trabalho.
14
"Não lance maldições sobre o surdo, nem faça tropeçar o cego. Tenha temor do seu Deus. Eu sou o Senhor!
15
"Quando estiver servindo de juiz, ou estiver participando num julgamento, não seja injusto. Não altere o julgamento de uma pessoa porque é rica ou porque é pobre. Seja justo para com todos.
16
"Não fique falando mal de todo mundo. Não faça acusações falsas. Eu sou o Senhor!
17
"Não odeie o seu irmão. Fale francamente com alguém que você sabe que pecou. Não permita que escape da censura, ou você será igualmente culpado.
18
"Não procure vingança. Não guarde rancor contra ninguém. Ame o seu próximo como a você mesmo. Lembre-se, Eu sou o Senhor!
19
"Obedeça às minhas leis. Não cruze animais de espécies diferentes. Não semeie sementes de duas espécies diferentes nas suas terras. Não use roupa feita com tecidos misturados.
20-22
"Se um homem cometer adultério com uma escrava noiva de outro homem, os dois serão punidos. Não serão mortos porque ela não é livre: é escrava. Mas o homem que pecou terá de trazer um carneiro como oferta pela culpa à entrada do Tabernáculo, ao Senhor. Com o carneiro, o sacerdote fará expiação pelo pecado cometido por aquele homem, apagando a culpa dele. E ele estará perdoado.
23-25
"Quando vocês entrarem na Terra Prometida e plantarem lá árvores frutíferas de toda espécie, não comam o fruto delas nos três primeiros anos de produção. As frutas produzidas dentro desse prazo são cerimonialmente impuras. A produção do quarto ano será dedicada ao Senhor. Será oferta para glorificar ao Senhor. Finalmente, no quinto ano vocês poderão comer as frutas dessas árvores. E farei aumentar a produção. Eu sou o Senhor, o Deus de Israel!
26
"Não comam carne juntamente com o sangue. Não se ponham a ler a sorte, nem a praticar adivinhações como feiticeiros.
27
"Não façam corte arredondado do cabelo, nem aparem as pontas da barba.
28
"Não façam nenhum corte, nem marca nenhuma no corpo, como sinal de luto. Eu sou o Senhor.
29
"Não entregue a sua filha ao comércio imoral da prostituição. Se você fizer isso, tanto ela como a terra estarão manchadas. E a maldade dominará o país.
30
"Obedeçam às minhas leis sobre o descanso. Respeitem o meu Tabernáculo. Eu sou o Senhor.
31
"Não se tornem impuros procurando os que consultam os mortos e os adivinhadores, pois Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
32
"Dêem a devida honra e respeito às pessoas idosas. Tenham respeitoso temor de Deus. Eu sou o Senhor!
33-34
"Não explorem os estrangeiros que vivam nas terras de Israel. Não abusem deles. Devem ser tratados como se fossem israelitas. Amem os estrangeiros como a vocês mesmos. Lembrem que vocês também foram estrangeiros na terra do Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de Israel.
35-36
"Nos julgamentos sejam justos. Usem pesos certos e medidas certas, com toda a honestidade. Tanto para as coisas pequenas, como para as coisas grandes, usem pesos e medidas exatos. Sou eu que mando. E eu sou o Senhor seu Deus, que tirei vocês da terra do Egito.
37
"Obedeçam rigorosamente a todas as minhas leis e mandamentos. Não esqueçam nem uma só das minhas ordens. Eu sou o Senhor!
Publicidade
Leitura na versão Bíblia Viva - Português
Livro
Capítulo
Versículo*
Comparar versões
Corrigida Fiel - Português
Nova Versão Internacional - Português
Revisada - Português
Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
VTD - Dinamarques
Martin Lutero - Alemão
Rayana Valera - Espanhol
Louis Segond - Francês
Bible American Standard - Inglês
Bible In Basic English - Inglês
Bible King James Version - Inglês
LND - Italiano
Dicas

* Exemplos:
1
1.3.6.20
1-5
1.3-5
3-6.10

Bíblias/Bibles
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter
Google plus
Publicidade