Leitura na versão Bíblia Viva - Português

http://biblia.email/pviva/Levítico/21

Levítico 21 Compartilhar

1-3
DISSE O SENHOR a Moisés: "Diga isto aos sacerdotes: Não fiquem impuros pelo contato com defunto. Somente no seguinte caso esse contato será permitido a vocês: quando o morto for parente chegado. Portanto, no caso da morte da mãe, do pai, do filho, da filha, do irmão e da irmã solteira por quem o sacerdote tenha ficado como responsável.
4
"O sacerdote exerce funções de grande importância entre o povo. Por isso não pode ficar cerimonialmente impuro como qualquer um.
5
"Os sacerdotes não farão tonsura - quer dizer, não raparão o cabelo para deixar uma parte calva na cabeça. Também não poderão aparar as pontas da barba. Nem farão cortes na sua própria carne.
6
"Serão santos ao Deus deles. Não mancharão o nome de Deus. Pois são eles que apresentam as ofertas queimadas ao Senhor. Para estas funções, eles têm de ser santos.
7
"O sacerdote não pode casar com prostituta ou mundana, nem com mulher divorciada pois ele é um santo homem de Deus.
8
"O sacerdote deverá ser consagrado e separado para oferecer sacrifícios ao Deus de Israel. Ele é santo, porque é santificado por mim. E eu, que santifico vocês, sou santo.
9
"A filha de qualquer sacerdote que cair na prostituição, estará manchando a honra do pai dela, que é santo ao Senhor. Ela terá de morrer queimada.
10-11
"O Sumo Sacerdote é o sacerdote ungido com o óleo especialmente derramado nele para ungir. É só ele que usa as roupas sagradas especiais. Portanto, não pode andar com o cabelo desalinhado e com as roupas rasgadas em sinal de luto. E não chegará perto de nenhum defunto - nem mesmo do pai ou da mãe dele.
12
"Ele não poderá sair do santuário, enquanto estiver cumprindo os seus deveres especiais. Não fará nada que sirva para profanar o meu Tabernáculo. Pois foi derramado o azeite da unção especial sobre ele. Eu sou o Senhor.
13
"O sacerdote deverá casar com uma virgem.
14-15
"Não poderá casar com viúva, nem com mulher- divorciada, nem com mulher mundana. Também não poderá casar com mulher doutra tribo. Isso para que os descendentes dele não tenham sangue misturado, manchando a pureza da tribo dos sacerdotes. Eu sou o Senhor, que separo vocês para serem santos."
16
"Disse ainda o Senhor a Moisés:
17
"Diga a Arão, que qualquer descendente dele - por todas as gerações que tiver algum defeito físico, não poderá oferecer sacrifícios a mim.
18-20
"Por exemplo, quem for cego, ou aleijado, ou tiver o rosto deformado, ou tiver o corpo fora de proporção. Ou alguém que tenha pé quebrado ou mão quebrada. Ou que seja corcunda, ou anão. Ou que tenha os olhos doentes. Ou que sofra de sarna ou micose. Ou que tenha os testículos defeituosos.
21
"Não adianta ser descendente de Arão. Se tiver algum defeito físico, não poderá apresentar ofertas queimadas - não poderá servir à mesa do Senhor.
22-23
"Ele pode comer a comida pertencente aos sacerdotes, das ofertas ao Senhor. Isso pode. Tanto das ofertas santas como das mais santas. Mas não poderá ir atrás do véu, nem chegar perto do altar, por causa do defeito físico que tem. Fazer isso mancharia o meu santuário. Eu sou o Senhor que santifica vocês para que sejam santos."
24
"Assim Moisés deu estas instruções a Arão, aos filhos dele, e a todo o povo de Israel.
Publicidade
Leitura na versão Bíblia Viva - Português
Livro
Capítulo
Versículo*
Comparar versões
Corrigida Fiel - Português
Nova Versão Internacional - Português
Revisada - Português
Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
VTD - Dinamarques
Martin Lutero - Alemão
Rayana Valera - Espanhol
Louis Segond - Francês
Bible American Standard - Inglês
Bible In Basic English - Inglês
Bible King James Version - Inglês
LND - Italiano
Dicas

* Exemplos:
1
1.3.6.20
1-5
1.3-5
3-6.10

Bíblias/Bibles
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter
Google plus
Publicidade