Leitura na versão Bíblia Viva - Português

http://biblia.email/pviva/Levítico/22

Levítico 22 Compartilhar

1
O SENHOR CONTINUOU falando com Moisés, e disse:
2
"Diga a Arão e aos filhos dele que tomem todo o cuidado para não mancharem as coisas sagradas dedicadas a mim. Que tenham o cuidado de não profanar o meu santo nome. Eu sou o Senhor.
3
"Diga a eles isto: Dos seus descendentes todos, quem estiver impuro e oferecer os sacrifícios dados a mim pelo povo, será eliminado da tribo sacerdotal. Não será mais sacerdote. Eu sou o Senhor.
4-7
"Dos descendentes de Arão, nenhum leproso, ou que tenha qualquer vazamento no corpo, poderá comer dos sacrifícios santos, enquanto não estiver curado. A mesma coisa com aquele que estiver cerimonialmente impuro, por ter tido contacto com defunto. Também aquele que tenha expelido líquido seminal, ou que tenha encostado num réptil ou em alguma pessoa cerimonialmente impura, por qualquer motivo - ficando também impuro o sacerdote. Esse sacerdote ficará cerimonialmente impuro até o anoitecer. E só depois disso, e depois de tomar banho, poderá comer dos alimentos santos. Ele depende desses alimentos sagrados para viver.
8
"O sacerdote não pode comer carne de qualquer animal que sofreu morte natural ou que foi destroçado por alguma fera. Se comer, ficará cerimonialmente impuro. Eu sou o Senhor.
9
"Os sacerdotes terão de obedecer cuidadosamente a estas ordens. Se desobedecerem, estarão manchando o nome do Senhor. Serão declarados culpados e condenados à morte. Eu sou o Senhor que faço que eles sejam santos.
10-11
"Só os sacerdotes podem comer das ofertas sagradas. Ninguém mais. Nem o hóspede de um sacerdote, nem o trabalhador contratado por ele. Há somente uma exceção: o escravo comprado pessoalmente pelo sacerdote, e os filhos do escravo nascidos na casa do sacerdote. Esses poderão comer dos alimentos santos.
12
"Se a filha de um sacerdote casar Com um estrangeiro, ou com alguém doutra tribo, não poderá mais comer das ofertas sagradas.
13
"Mas se ela ficar viúva, ou divorciada e, não tendo filhos, voltar para a casa do pai, poderá comer os alimentos do pai. Fique claro, porém! Ninguém que não pertença às famílias sacerdotais poderá comer dessa comida.
14
"Pode ser que alguém coma das ofertas sagradas, sem perceber o que está fazendo. Neste caso, essa pessoa terá que dar ao sacerdote uma porção igual àquela que comeu, e mais vinte por cento.
15
"Os sacrifícios santos trazidos pelo povo de Israel não podem ser manchados. Não podem ser profanados. E serão manchados toda vez que forem comidos por quem não tem direito. Pois são sacrifícios oferecidos ao Senhor.
16
Quem desobedecer a esta lei levará culpa de grande pecado, comendo das coisas sagradas. Pois eu sou o Senhor que santifico os sacerdotes e a ofertas."
17
Disse ainda o Senhor a Moisés:
18
"Diga o seguinte a Arão, aos filhos dele, e a todo o povo de Israel: "Quem quiser apresentar oferta ao Senhor - seja para cumprir promessa, ou seja oferta feita por livre vontade - terá de oferecer um macho sem defeito físico. Seja boi, ou carneiro ou bode. Se não for assim, a oferta não será aceita. Animal com defeito físico não será aceito, e não produzirá benefício nenhum a vocês. Estas ordens são para todos os israelitas, e para todos os estrangeiros que estejam nas terras de Israel.
19-20
"Diga o seguinte a Arão, aos filhos dele, e a todo o povo de Israel: "Quem quiser apresentar oferta ao Senhor - seja para cumprir promessa, ou seja oferta feita por livre vontade - terá de oferecer um macho sem defeito físico. Seja boi, ou carneiro ou bode. Se não for assim, a oferta não será aceita. Animal com defeito físico não será aceito, e não produzirá benefício nenhum a vocês. Bestas ordens são para todos os israelitas, e para todos os estrangeiros que estejam nas terras de Israel.
21
"Quem quiser oferecer sacrifício em ação de graças, trazendo novilho ou animal menor, terá de oferecer animal sem defeito físico. Seja oferta cumprindo promessa, ou oferta feita de livre vontade, é a mesma coisa: o animal oferecido tem de ser fisicamente perfeito. Se não, não será aceito.
22
"Um animal cego, ou aleijado, ou com falta de alguma parte do corpo, ou com ferida, sarna ou micose, não serve para ser sacrificado ao Senhor. Não pode ser apresentado como oferta queimada no altar do Senhor.
23
"Um novilho ou cordeiro não bem formado de corpo pode ser sacrificado como oferta de livre vontade. Mas para cumprir promessa, não.
24
"Animal castrado ou com os testículos machucados, não serve para sacrifício oferecido ao Senhor. Nunca pensem em oferecer a Deus um animal nessas condições. Que não aconteça isso nas terras de Israel!
25
"Estas proibições não são só para os israelitas. São também para os estrangeiros que tragam animais para serem oferecidos ao Senhor. Animais com defeito físico são impuros e imprestáveis para os sacrifícios. Não serão aceitos. Esses sacrifícios não trarão benefício nenhum a vocês."
26
O Senhor continuou falando com Moisés:
27
"Quando nascer um bezerro, ou um cordeiro, ou um cabrito, ficará sete dias junto com a mãe. Do oitavo dia em diante, poderá ser sacrificado como oferta queimada ao Senhor.
28
"Não mate no mesmo dia uma fêmea e sua cria, seja vaca ou ovelha.
29-30
"Quando oferecerem sacrifício em ação de graças para glorificar o Senhor, façam isso direito. Comam o animal sacrificado no mesmo dia em que for morto. Não deixem nada para o dia seguinte. Eu sou o Senhor.
31
"Obedeçam rigorosamente aos meus mandamentos, pois eu sou o Senhor.
32-33
"Não ofendam o meu santo nome. Dêem a mim o lugar central e único que devo ocupar no meio do povo de Israel. Pois eu, o Senhor, separei vocês para que sejam santos para mim. Eu libertei vocês do Egito, para que me aceitem como o seu Deus. Eu sou o Senhor!"
Publicidade
Leitura na versão Bíblia Viva - Português
Livro
Capítulo
Versículo*
Comparar versões
Corrigida Fiel - Português
Nova Versão Internacional - Português
Revisada - Português
Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
VTD - Dinamarques
Martin Lutero - Alemão
Rayana Valera - Espanhol
Louis Segond - Francês
Bible American Standard - Inglês
Bible In Basic English - Inglês
Bible King James Version - Inglês
LND - Italiano
Dicas

* Exemplos:
1
1.3.6.20
1-5
1.3-5
3-6.10

Bíblias/Bibles
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter
Google plus
Publicidade