Leitura na versão Bíblia Viva - Português

http://biblia.email/pviva/Levítico/26

Levítico 26 Compartilhar

1
"NÃO FABRIQUEM ídolos. Não façam imagens lavradas, nem construam colunas ou monumentos religiosos, nem ponham pedras modeladas em nenhum lugar do território de Israel. E não adorem nada disso! E não façam nenhum gesto de respeito diante dessas coisas!
2
"Obedeçam às minhas leis sobre o descanso. E respeitem o meu Tabernáculo. Eu sou o Senhor!
3
"Vejam que coisa boa, se vocês forem obedientes de verdade às minhas leis e mandamentos:
4
"Darei chuvas a vocês no tempo certo. A terra e as árvores produzirão com fartura.
5
"Mal estão acabando de debulhar as espigas nos celeiros, e já estarão colhendo uvas! E tantas serão, que estarão ainda colhendo uvas, ao chegar o tempo de novas sementeiras! Terão comida com fartura, e viverão em segurança.
6
"Darei paz a vocês. Poderão dormir tranqüilos, sem medo nem susto. "Acabarei com os animais nocivos, e com o derramamento de sangue no país inteiro.
7
"OS inimigos que queiram combater Israel estarão perdidos. As espadas israelitas derrubarão todos eles!
8
"Cinco de vocês farão correr cem inimigos. Cem de vocês serão capazes de perseguir dez mil. Os seus inimigos cairão vencidos na sua frente!
9
"Cuidarei de vocês e farei com que se multipliquem muito. Confirmarei o meu contrato com vocês.
10
"As suas colheitas serão tão grandes que, ao chegarem novas colheitas, os celeiros ainda terão muita provisão guardada. E vocês terão de tirar fora os produtos velhos, para guardar ,e aproveitar os novos!
11
"Morarei no meio de vocês. Minha alma não deixará de se apegar a vocês.
12
"Andarei entre vocês, serei o seu Deus e vocês serão o meu povo.
13
"Pois Eu sou o Senhor seu Deus. Tirei vocês do Egito para não serem mais escravos. Quebrei as correntes com as quais estavam presos e fiz vocês andarem de cabeça erguida.
14-16
"Porém, ah!, se não derem ouvidos a mim e não obedecerem fielmente a todos estes mandamentos! Ah!, se deixarem de amar as minhas leis e rejeitarem as minhas ordens, rompendo os termos do meu contrato! Se acontecer isto, vejam que coisa terrível eu farei! Castigarei vocês com terrores, com tuberculose e com febre abrasadora. Os seus olhos ficarão amortecidos e a vida se esgotará de vocês! Semearão sementes em vão, porque os inimigos é que vão comer as colheitas.
17
"Virarei meu rosto contra vocês e serão perseguidos e derrotados pelos seus inimigos. Vocês serão dominados por gente que não gosta de Israel. E vocês ficarão tão apavorados que fugirão sem mesmo serem perseguidos.
18
"Se, apesar de todos estes castigos, vocês não derem ouvidos a mim, receberão castigos sete vezes piores, por causa dos seus pecados.
19
"Arrasarei o seu orgulhoso poder. E farei que os céus sejam Como ferro, e a terra como bronze.
20
"Gastarão as suas forças de tanto trabalhar, e não adiantará nada. Pois a terra não produzirá nada de bom, e as árvores não darão frutos!
21
"E se mesmo assim continuarem rebeldes, e surdos ao que digo, trarei pragas sobre vocês - sete vezes mais!
22
"Mandarei animais ferozes contra vocês. Eles matarão crianças e muito gado. E vocês irão ficando cada vez mais reduzidos. As estradas do território de Israel ficarão desertas.
23-24
"Se ainda com estas coisas vocês não se corrigirem e não voltarem para mim, continuando a andar contra o que ordeno, eu marcharei contra vocês. Eu pessoalmente castigarei vocês sete vezes mais, por causa dos seus pecados!
25
"Vingarei o rompimento do meu contrato, trazendo guerra contra vocês. "Quando se ajuntarem nas cidades, procurando refúgio, mandarei peste ali, sobre vocês. E serão dominados pelos inimigos.
26
"Destruirei as suas provisões de alimentos. A situação será tão ruim, que um forno será suficiente para dez famílias! O pão custará caro, e vocês, depois de gastar muito para comprar comida, continuarão com fome!
27-28
"Se ainda não me ouvirem, e continuarem desobedecendo às minhas ordens, voltarei a minha grande ira contra vocês, com castigos sete vezes maiores por seus pecados!
29
"Vocês chegarão a comer a carne dos seus filhos e das suas filhas!
30
"Destruirei os altares nos morros, onde vocês adoram ídolos. Destruirei as imagens do deus sol. Depois jogarei os cadáveres de vocês em cima dos cadáveres dos seus deuses. E minha alma não terá mais prazer em vocês.
31
"Transformarei as suas cidades em deserto. Destruirei os seus lugares de culto. Não aceitarei as suas ofertas apresentadas com o perfume de incenso.
32
"Farei que as suas terras fiquem destruídas e desertas. A tal ponto que causará espanto aos inimigos invasores, que passarem a viver nelas.
33
"Espalharei vocês entre as nações, e a guerra perseguirá vocês aonde forem. A sua terra virará deserto, e as suas cidades serão destruídas.
34-35
"Afinal, a sua terra poderá gozar descanso. Enquanto estiver abandonada e deserta, e enquanto vocês estiverem espalhados entre as nações dos seus inimigos, a terra que dei a vocês poderá guardar os anos de descanso. Só então ela descansará. porque quando vocês moravam lá, não deram descanso a ela. Não obedeceram às minhas leis sobre o descanso da terra.
36
"Os poucos que não morrerem não terão sossego nas terras dos inimigos. Encherei o coração deles de tal preocupação e medo, que fugirão assustados com o simples movimento de uma folha. Fugirão como se fossem perseguidos por homens armados. E cairão, sem que estejam sendo atacados por ninguém.
37
"Sem que ninguém persiga esses israelitas, eles cairão, tropeçando uns nos outros. E caídos uns sobre os outros, serão facilmente apanhados e destruídos pelos inimigos.
38
"Sim, israelitas! Vocês morrerão entre as nações! A terra dos seus inimigos acabará com vocês!
39
"Os que sobreviverem nas terras inimigas, finalmente serão destruídos pelos pecados deles e dos pais deles.
40-42
"Mas quando confessarem os pecados deles e dos pais deles, reconhecendo como foram infiéis a mim, haverá esperança! Reconhecerão que foram contra mim e que por isso fui contra eles. Que por isso fiz com que eles fossem levados para nações inimigas. Quando, então, se humilharem e acharem que foi bom o castigo que receberam de mim pelos pecados deles, lembrarei minhas antigas promessas! Lembrarei o contrato que fiz com Abraão, Isaque e Jacó. E pensarei na terra de Israel.
43
"Enquanto isso, a terra aproveitará a desolação para descansar. Terá folga nos anos de descanso. "Ao mesmo tempo, os restantes de Israel entenderão o bem que fez o castigo recebido pelos pecados que cometeram. Pois tinham desprezado as minhas leis e os meus regulamentos.
44
"Apesar dos erros deles, não serão destruídos completamente. Não me aborrecerei totalmente com eles. Nem destruirei minha aliança com eles. Pois eu sou o Senhor, o Deus deles.
45
"Por amor deles lembrarei o contrato que fiz com os antepassados deles. Com aqueles que Eu tirei do Egito, à vista das nações. E que tirei de lá para ser o Deus deles. Eu sou o Senhor. "
46
Estas foram as leis, ordens e instruções que Deus deu ao povo de Israel. A comunicação foi em termos de contrato entre o Senhor e o povo de Israel. E Deus deu todas estas leis ao povo, por meio de Moisés, no alto do monte Sinai.
Publicidade
Leitura na versão Bíblia Viva - Português
Livro
Capítulo
Versículo*
Comparar versões
Corrigida Fiel - Português
Nova Versão Internacional - Português
Revisada - Português
Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
VTD - Dinamarques
Martin Lutero - Alemão
Rayana Valera - Espanhol
Louis Segond - Francês
Bible American Standard - Inglês
Bible In Basic English - Inglês
Bible King James Version - Inglês
LND - Italiano
Dicas

* Exemplos:
1
1.3.6.20
1-5
1.3-5
3-6.10

Bíblias/Bibles
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter
Google plus
Publicidade