Leitura na versão Bíblia Viva - Português

http://biblia.email/pviva/Levítico/27

Levítico 27 Compartilhar

1
DISSE O SENHOR a Moisés:
2
"Diga ao povo de Israel: Quando alguém fizer voto ou promessa de dar a sua própria pessoa ao Senhor, serão feitos pagamentos em lugar da pessoa. Deve ser feita cuidadosa avaliação.
3
"Um homem que tenha entre vinte e sessenta anos de idade pagará meio quilo de prata, tomando como base o padrão de pesos do Tabernáculo.
4
"Uma mulher que tenha entre vinte e sessenta anos pagará trezentas gramas de prata.
5
"Um rapaz de cinco a vinte anos pagará duzentas gramas de prata. Uma menina, cem gramas.
6
"Um menino de um mês a cinco anos de idade pagará cinqüenta gramas de prata. Uma menina, pagará trinta gramas.
7
"Um homem de mais de sessenta anos de idade pagará cento e cinqüenta gramas de prata. Uma mulher dessa idade pagará cem gramas.
8
"Mas se a pessoa for pobre, não podendo pagar o preço estabelecido, procurará o sacerdote e conversará com ele. O sacerdote decidirá a quantia a cobrar, de acordo com as posses daquela pessoa.
9-10
"Se a promessa for de dedicar um animal ao Senhor, será dado. O voto não poderá ser alterado. O doador não poderá mudar de opinião, nem trocar o animal por outro. Não poderá trocar um bom animal por outro ruim, nem um ruim por outro bom. Se, porém, trocar, os dois animais serão consagrados, pertencendo ao Senhor.
11-12
"Pode ser que o animal seja daqueles que a Lei declara que não servem para o sacrifício. Neste caso, o dono levará o animal ao sacerdote para avaliação. O preço dado pelo sacerdote é final. Esse preço será pago em lugar do animal.
13
"No caso de animal aceitável, mas que o dono queira resgatar, ele pagará o preço estabelecido e mais vinte por cento.
14-15
"Se alguém dedicar a sua casa ao Senhor, poderá querer pagar o resgate dela. Para isso, o sacerdote avaliará a casa e estabelecerá o preço. Para resgatar essa propriedade, o dono pagará o preço e mais vinte por cento. E a casa será dele outra vez.
16
"Se alguém dedicar ao Senhor uma parte das terras que possui, veja o que fazer: o preço dessas terras será calculado de acordo com a semeadura que puder ser feita nelas. Será verificado quanta semente é necessária para semear nesse terreno. E a base é esta: o resgate de um terreno que precisa de trinta e cinco litros de semente de cevada, custa meio quilo de prata.
17-18
"Se o terreno for dedicado no Ano de Jubileu, valerá o preço total da avaliação feita. Se, porém, for dedicado depois do Ano de Jubileu, o sacerdote fará o cálculo, de acordo com os anos que faltam para o Ano de Jubileu seguinte.
19
"Caso queira resgatar as terras que dedicou, o dono pagará o preço estabelecido e mais vinte por cento sobre o dinheiro a pagar.
20
"Mas se ele não quiser resgatar o terreno, ou se tiver vendido a terra a outro, e transferido ao Senhor seus direitos a ela até o Ano de Jubileu, não a terá nunca mais de volta.
21
"Quando o terreno ficar liberado, no Ano do Jubileu, pertencerá ao Senhor, como terreno dedicado a Ele. Portanto, os sacerdotes tomarão posse dele.
22-23
"Veja agora o caso de alguém dedicar ao Senhor um terreno que comprou. Terreno que não é dele como propriedade de família. O sacerdote calculará o preço. tomando por base os anos que faltam para o Ano de Jubileu. No mesmo dia, o homem dedicará ao Senhor o dinheiro de preço estabelecido.
24
"No Ano de Jubileu, a propriedade voltará não ao que fez dedicação dela, mas ao primeiro dono. Aquele de quem as terras tinham sido compradas.
25
"Note que todas as avaliações serão feitas de acordo com o peso básico de prata do Tabernáculo. Esse é o padrão para os cálculos.
26
"Ninguém vá dedicar a primeira cria de um animal. Pois já pertence ao Senhor. Seja boi ou animal de menor tamanho.
27
"Agora, no caso de animal impuro - proibido para o sacrifício - é diferente. Será resgatado pelo preço estabelecido pelo sacerdote, mais vinte por cento. Ou se não, será vendido por esse mesmo preço.
28
"Entretanto, atenção! Quando alguma coisa for dedicada ao Senhor de modo definitivo, sem reserva nenhuma, não poderá ser resgatada, nem vendida. Seja homem, ou animal, ou terras herdadas. Pois tudo aquilo que for consagrado dessa maneira, será muito santo ao Senhor.
29
"Se alguém for condenado à morte, segundo as leis do Senhor, não poderá ser resgatado. Será morto.
30-31
"Os dízimos dos produtos da terra são do Senhor. É a décima parte dos produtos das lavouras e das frutas. Essa parte é santa ao Senhor. Se alguém quiser comprar de volta alguma parte dos dízimos, pagará o preço dela, mais vinte por cento.
32
"Também de todos os animais criados pelo homem - gado, rebanhos, animais domésticos - o dízimo pertence ao Senhor. De cada dez animais, um é do Senhor.
33
"Não importa se os animais dedicados como dízimos são bons ou ruins. Não se fará troca. Se algum animal consagrado como dizimo for trocado por outro, os dois ficarão pertencendo ao Senhor. Serão santos. Não poderão ser comprados de volta.
34
O Senhor deu estes mandamentos a Moisés, no monte Sinai, para o povo de Israel.
Publicidade
Leitura na versão Bíblia Viva - Português
Livro
Capítulo
Versículo*
Comparar versões
Corrigida Fiel - Português
Nova Versão Internacional - Português
Revisada - Português
Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
VTD - Dinamarques
Martin Lutero - Alemão
Rayana Valera - Espanhol
Louis Segond - Francês
Bible American Standard - Inglês
Bible In Basic English - Inglês
Bible King James Version - Inglês
LND - Italiano
Dicas

* Exemplos:
1
1.3.6.20
1-5
1.3-5
3-6.10

Bíblias/Bibles
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter
Google plus
Publicidade