Leitura na versão Bíblia Viva - Português

http://biblia.email/pviva/Levítico/4

Levítico 4 Compartilhar

1
ENTÃO O SENHOR deu mais estas instruções a Moisés.
2
"Diga ao povo de Israel que estas leis são para os casos em que uma pessoa quebra sem querer algum dos meus mandamentos.
3
"Se um sacerdote - em pleno exercício das funções sacerdotais - pecar sem querer, tornando com isso culpado o povo, deverá proceder assim: "Ele terá de oferecer um boi novo, sem defeito ao Senhor. Fará isso como oferta pelo pecado.
4
"Trará o novilho até à porta do Tabernáculo, diante do Senhor. Porá a mão sobre a cabeça dele, e matará o animal diante do Senhor.
5-6
"O mesmo sacerdote levará o sangue do novilho para o Tabernáculo. Depois molhará o dedo no sangue e borrifará o sangue sete vezes, diante do Senhor, em frente do véu que tapa o caminho para o Lugar mais Santo.
7
"Então o sacerdote porá um pouco de sangue nos chifres do altar de incenso, diante do Senhor, no Tabernáculo. O restante do sangue será derramado na base do altar das ofertas queimadas, à entrada do Tabernáculo.
8-10
"Depois ele tirará toda a gordura do novilho - gordura das partes internas, os rins, o fígado e a gordura que cobre esses órgãos, como também a gordura que fica junto dos lombos. Do mesmo jeito como é tirada a gordura de um novilho quando é sacrificado como oferta de gratidão. E tudo aquilo é queimado no altar das ofertas queimadas.
11-12
"Mas o restante do novilho - couro, carne, pernas, cabeça, órgãos internos e intestinos - será levado para um lugar cerimonialmente limpo, fora do acampamento. Para o lugar onde são lançadas as cinzas do altar. Ali será queimado o restante do novilho em fogueira feita de lenha.
13-14
"Se todo o povo de Israel pecar sem saber, fazendo alguma coisa proibida pelo Senhor, todo o povo será culpado. Quando a culpa for exposta, o povo sacrificará um novilho como oferta pelo pecado. E apresentará o animal diante do Tabernáculo.
15
"Ali os anciãos dirigentes do povo porão as mãos sobre a cabeça do novilho e matarão o animal na presença do Senhor.
16
"Então o sacerdote em exercício trará o sangue do sacrifício ao Tabernáculo.
17
"No Tabernáculo, o sacerdote molhará o dedo no sangue e borrifará sete vezes diante do Senhor, em frente do véu.
18
"Depois ele porá sangue nos chifres do altar, diante do Senhor, no Tabernáculo. Derramará o restante do sangue na base do altar das ofertas queimadas, na entrada do Tabernáculo.
19
"Toda a gordura do novilho será tirada e queimada sobre o altar.
20
"Com esse novilho será feita a mesma coisa indicada para a oferta pelo pecado. Fazendo assim, ficará feita a expiação pelos pecados do povo. Quer dizer que com isso ficam cancelados aqueles pecados, e todo o povo é perdoado.
21
"Depois disso, o sacerdote levará o novilho para fora do acampamento. Lá queimará o animal, como no caso do sacrifício expiatório feito para pagar pecados individuais. Só que no caso presente, os sacrifícios é para a expiação dos pecados do povo todo.
22-23
"Vejam como se deve proceder se um dos oficiais da nação pecar, ficando culpado de desobedecer a alguma coisa ordenada pelo Senhor (fazendo isso sem querer): Assim que alguém chamar a atenção dele para isso, terá de oferecer em sacrifício um bode sem nenhum defeito físico.
24
"Porá a mão na cabeça dele e matará o animal no lugar onde são sacrificados os animais para as ofertas queimadas. Isto diante do Senhor. Esta é a oferta pelo pecado pessoal do oficial culpado.
25
"Então o sacerdote pegará um pouco do sangue do sacrifício e, com o dedo, porá sangue nos chifres do altar das ofertas queimadas. Depois derramará o restante do sangue na base do mesmo altar.
26
"Queimará toda a gordura no altar, do mesmo modo como é queimada a gordura do sacrifício oferecido em ação de graças. Assim o sacerdote fará expiação pelo pecado do oficial de Israel, pagando com isso o pecado dele. E ele estará perdoado.
27
"Se qualquer pessoa pertencente à nação de Israel pecar sem querer, contrariando algum mandamento do Senhor, será considerada culpada.
28
"Logo que ficar sabendo disso, trará uma cabra como oferta pelo pecado cometido. Mas que a cabra não tenha nenhum defeito físico!
29
"O culpado porá a mão sobre a cabeça da cabra e a matará no lugar em que são feitos os sacrifícios queimados.
30
"O sacerdote pegará do sangue, e com o dedo porá um pouco dele nos chifres do altar das ofertas queimadas. Depois derramará o sangue restante na base do mesmo altar.
31
"Tirará toda a gordura, como no caso do sacrifício de gratidão. Depois o sacerdote queimará a gordura no altar. Isto vai agradar ao Senhor! Assim o sacerdote fará expiação por aquela pessoa, e ela estará perdoada.
32
"Caso traga como oferta um cordeiro, que seja fêmea e sem defeito físico.
33
"O culpado trará o animal. ao lugar onde são mortos os animais para os sacrifícios queimados. Ali porá a mão sobre a cabeça da ovelha e matará o animal, como oferta pelo pecado.
34
"O sacerdote recolherá sangue do sacrifício, e com o dedo porá um pouco dele nos chifres do altar das ofertas queimadas. O restante será derramado na base desse altar.
35
"A gordura será usada como no caso do cordeiro sacrificado como oferta de gratidão. Será queimada pelo sacerdote no altar, como qualquer outra das ofertas queimadas ao Senhor. Deste modo, o sacerdote estará fazendo expiação pelo culpado - estará sendo pago o pecado daquela pessoa. E estará perdoada.
Publicidade
Leitura na versão Bíblia Viva - Português
Livro
Capítulo
Versículo*
Comparar versões
Corrigida Fiel - Português
Nova Versão Internacional - Português
Revisada - Português
Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
VTD - Dinamarques
Martin Lutero - Alemão
Rayana Valera - Espanhol
Louis Segond - Francês
Bible American Standard - Inglês
Bible In Basic English - Inglês
Bible King James Version - Inglês
LND - Italiano
Dicas

* Exemplos:
1
1.3.6.20
1-5
1.3-5
3-6.10

Bíblias/Bibles
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter
Google plus
Publicidade