Leitura na versão Bíblia Viva - Português

http://biblia.email/pviva/Levítico/6

Levítico 6 Compartilhar

1
DISSE O SENHOR a Moisés:
2-3
"Veja como proceder quando alguém cometer qualquer pecado - desses que muita gente costuma praticar, como. Por exemplo: deixar de devolver alguma coisa deixada com ele pelo dono, como penhor ou garantia de pagamento de empréstimo; não querer devolver o que foi confiado a ele, ou o que roubou, ou o que conseguiu explorando o próximo; não querer devolver uma coisa que achou, de outra pessoa, jurando que não achou. Tudo isso ofende ao Senhor.
4-5
"O culpado terá de devolver aquilo que roubou, ou conseguiu com abuso, ou guardou em depósito, ou achou. Terá de devolver tudo aquilo que andou jurando falsamente que não estava com ele. Além de devolver tudo - sem faltar nada - dará ao prejudicado mais vinte por cento sobre o valor do artigo devolvido. No dia em que for declarado culpado fará tudo isto: devolverá o que é do outro; pagará mais vinte por cento a ele; e fará uma oferta ao Senhor pelo pecado que cometeu.
6
"Como oferta pela culpa, ele trará um carneiro do rebanho dele, carneiro sem defeito físico. O valor do animal deverá estar de acordo com a avaliação feita por você, Moisés.
7
"O sacerdote receberá o animal e fará expiação pela culpa diante do Senhor. Com a expiação feita, aquele que pecou estará perdoado e livre da culpa do mal que fez."
8
O Senhor falou mais estas coisas a Moisés:
9-10
"Dê a Arão e aos filhos dele as seguintes instruções sobre as ofertas queimadas: "A oferta queimada terá de ficar a noite inteira na parte central do altar. O fogo terá de ser mantido aceso. Quando o fogo tiver acabado com a oferta no altar, o sacerdote vestirá roupa branca de linho, e as roupas de cima, também de linho. Feito isso, ele juntará e tirará a cinza de cima do altar e porá a cinza ao lado do altar.
11
"Depois trocará de roupa, e levará a cinza para um lugar cerimonialmente limpo, fora do acampamento.
12
"Enquanto isso, o fogo do altar tem de continuar aceso. Cada manhã o sacerdote porá lenha no altar, mantendo o fogo aceso. E porá no altar a oferta queimada e queimará nele a gordura dos sacrifícios pacíficos.
13
"O fogo do altar tem de ficar sempre aceso. Não pode apagar nunca.
14
"Este é o regulamento da oferta de cereais: "Terá de ser oferecida pelos filhos de Arão, ficando eles na presença do Senhor, diante do altar.
15
"Um dos sacerdotes. pegará um punhado de farinha fresca e boa da oferta de cereais, misturada com azeite e com todo o incenso da oferta. Então queimará no altar esse punhado, como parte representativa da oferta inteira. E será bem recebida pelo Senhor.
16
"O restante será para alimento de Arão e os filhos dele. Essa refeição será feita e tomada sem fermento, no local reservado para o culto, no pátio do Tabernáculo.
17
"É bom repetir que tem de ser cozida sem fermento! "Dei aos sacerdotes parte das ofertas trazidas para mim. "Mas tudo isso é coisa muito santa, tão santa como todo sacrifício pelo pecado e como todo o sacrifício pela culpa.
18
"Todos os descendentes de Arão, do sexo masculino, poderão comer essa parte das ofertas. Esta lei é permanente, de geração em geração. Somente eles podem comer das ofertas queimadas ao Senhor."
19
"Disse ainda o Senhor a Moisés:
20
"No dia em que Arão e os filhos dele forem ungidos e instalados nas funções sacerdotais, farão uma oferta de cereais ao Senhor. A oferta é daquela que é feita regularmente. Será de um décimo de um efa, ou seja, cinco litros de farinha de primeira qualidade. De manhã é apresentada a metade; de tarde, a outra metade.
21
"Será cozinhada numa assadeira, devendo ser usado azeite. A mistura deverá ser bem feita, e a massa cortada em pedaços. Os pedaços, depois de bem cozidos, deverão ser trazidos ao Senhor. Esta é uma oferta que agrada muito ao Senhor.
22-23
"Toda vez que um descendente de Arão for ungido e introduzido no sacerdócio, terá de fazer a mesma coisa. No dia em que for instalado no ofício sacerdotal, apresentará a oferta de cereais. E a oferta será queimada totalmente. Note bem! Esta regra é permanente: a oferta de cereais feita pelo sacerdote será queimada inteiramente! Não é para comer!"
24
Disse mais o Senhor a Moisés:
25
"Diga a Arão e aos filhos dele que estas são as instruções para o sacrifício pelo pecado: "Esta oferta é muito santa. Por isso, o sacrifício desta oferta é feito no mesmo lugar onde são mortos os animais e aves para as ofertas queimadas ao Senhor.
26
"O sacerdote que fizer esse serviço, comerá a oferta no pátio do Tabernáculo. Isto porque tem de ser comida no lugar consagrado ao Senhor.
27-28
"Somente os sacerdotes - consagrados para o serviço do Senhor - poderão comer essas ofertas. E no lugar sagrado. Tão santa é a oferta feita, que se alguma coisa encostar nela será santa. Por exemplo: se espirrar sangue da carne do sacrifício na roupa de alguém, a roupa terá de ser lavada ali mesmo, no lugar consagrado ao Senhor; e a vasilha de barro usada para cozinhar a carne, terá de ser quebrada - se a vasilha for de bronze, será lavada; terá de ser bem esfregada e bem enxaguada.
29
"Todos os homens entre os sacerdotes podem comer dessas ofertas. Mas só eles porque é coisa muito santa!
30
"Entretanto, é diferente o caso das ofertas pelo pecado, em que o sangue do sacrifício é levado ao Lugar Santo do Tabernáculo, para pagar o pecado ali. Ninguém comerá essa oferta. Ela será queimada totalmente diante do Senhor.
Publicidade
Leitura na versão Bíblia Viva - Português
Livro
Capítulo
Versículo*
Comparar versões
Corrigida Fiel - Português
Nova Versão Internacional - Português
Revisada - Português
Novo testamento Versão Palavra Viva/Velho testamento Bíblia Viva - Português
VTD - Dinamarques
Martin Lutero - Alemão
Rayana Valera - Espanhol
Louis Segond - Francês
Bible American Standard - Inglês
Bible In Basic English - Inglês
Bible King James Version - Inglês
LND - Italiano
Dicas

* Exemplos:
1
1.3.6.20
1-5
1.3-5
3-6.10

Bíblias/Bibles
Participe da nossa comunidade
Facebook
Twitter
Google plus
Publicidade